terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mulheraça - A Graça da Cabaça de Cachaça - Roberto Medeiros

Mulheraça
A Graça da Cabaça de Cachaça
Roberto Medeiros
(Juiz de Fora – MG)

Se um dia você,
Talvez por frescura,
Talvez por chiquê,
Quebrar nossa jura,
Eu juro, meu anjo,
(sem dar de cascata)
Que, então, eu arranjo
(sem essa de data),
Alguém pra ficar
Comigo, na vida,
Aqui neste bar,
Tomando batida.

Que chame Asponésia,
Que beba cerveja,
Que tenha amnésia,
Mulher que me seja,
Parceira de vida,
E tome o meu trago,
Em Boston nascida,
Quem sabe em Chicago.

Que espante o quebranto
Debaixo do pano...
- De Espírito Santo
E corpo profano,
Que tenha ela alguns
Cacoetes fajutos...
- Lugares-comuns
E tais atributos:

Cabeça-de-ponte; Cabelos-de-milho;
A testa-de-ferro; Os olhos-de-sogra;
A boca-da-noite; Sorriso-amarelo;
A língua-de-trapo; A Voz-do-Brasil;
O papo-furado; Os dentes-dos-alhos;
Orelha-de-livro; Pescoço-de-frango;
Os braços-do-mar; Sovaco-de-cobra;
Os punhos-de-renda; O Dedo-de-Deus;
A unha-de-gato; O peito-de-pomba;
Maminha-de-alcatra; O leite-de-onça;
As costas-da-África; Costelas-de-estrada;
Barriga-de-imprensa; Bacia-das-almas;
Umbigo-cajú; O rabo-de-galo;
Bum-bum-de-ninfeta; Os Altos-dos-Passos;
O Morro-do-Cristo; Buraco-do-Olavo;
As curvas-de-nível; A tal “Cochabamba”;
Canela-de-cheiro; O pé-de-coelho;
As regras-de-três; ... Paciência-de-Jó.

Se acaso se der
Qualquer caretice,
Lhe troco, mulher,
(que importa a doidice)
Por esse robô
De minha cachola,
Um sábio pivô
Que não faz marola.

Se entende o recado
E ainda está nessa,
Bichinho empanado,
Que venha depressa
Por via Correio,
Por via Embratel,
Ou no saco cheio
Do velho Noel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário