terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Trovas Inéditas - Roberto Medeiros (Parte 1)

Trovas Inéditas
Roberto Medeiros
(Juiz de Fora - MG

No meu pão de cada dia,
cozido ao forno da mente,
alimento a fantasia
para que ela me alimente.

Se a sorte traz em seu manto
felicidade e perfídia,
o nosso amor teve o encanto
e a duração de uma orquídea.

Sinto em minha alma um vazio,
pois me falta o seu conforto.
Sou como um velho navio
despedido de seu porto...

Se eu disse uma frase a esmo,
não quis, amor, te magoar...
Seria ofensa a mim mesmo,
que vive pra te adorar!...

Teus carinhos são o anel
de nosso enlace bizarro:
- São como lua-de-mel
em casa de João-de-Barro!

Não há viagem mais feliz
do que ir, devagarinho,
do teu queixo ao teu nariz,
parando... em meio caminho...

No Dia das Mães, quizera
que a Natureza tão franca,
fosse toda Primavera
sem uma só Rosa Branca.

Se a falta dela me prende
nesta noite escura e fria,
acende, saudade, acende
as velas da fantasia.

Meu Pai, darei a seus netos
estas jóias que não somem:
- Os seus exemplos tão retos,
e as suas virtudes de Homem.

Os teus carinhos sutis,
de requintados ardores,
são inquietos colibris,
amantes loucos das flores!

No Xadrez, jogo profundo,
respondo lance por lance;
mas, em seus lances, o mundo
nunca me deu igual chance.

A cachaça com pureza
é uma sublime alquimia:
volatiliza a tristeza,
materializa a alegria.

O encanto do teu sorriso
esconde um dilema eterno:
- Ou nos leva ao paraíso
ou nos conduz ao inferno.

Do nosso mundo bem longe,
imerso em meditação,
tão perto de Deus, o monge
não vive na solidão.

Teus carinhos são perfídias...
flores de estufa do ciúme:
- São sensíveis como orquídeas
no fascínio do perfume!

Tristeza traz alegria,
tempestade traz bonança,
a noite conduz ao dia,
e o dia traz esperança.

Passa o dia à escuridão...
tudo passa e se desfaz...
Só não passa esta paixão...
cada vez aumenta mais...

Com as tintas da saudade
Vinícius, triste, escrevia,
no anverso da realidade,
o verso da fantasia.

Os teus encantos, amor,
minha inspiração sublima...
Se acaso eu fosse pintor
serias minha obra-prima...

Os teus carinhos marotos
arrasam meu coração:
- São nuvens de gafanhotos
em cima da plantação!

Mais que apego, zelo, excesso,
carinho, afeto, ternura...
mais do que amor, eu confesso,
tenho por você loucura!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário