quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Escritores, poetas e filósofos ligados ao Espiritualismo (Parte 2)

      AIMÉE BLECH – Espiritualista e escritora. Autora de “Lights and Shadows: Tales of Karma and Reincarnation”.
      JORGE LUIS BORGES – Poeta e escritor. “Não satisfeito com uma educação literária, incursionou em questões filosóficas e em diversas ciências. Escreve seu biógrafo Ríos Petrón que ‘em Borges, o metafísico não é acessório e sim substância. Sente os temas metafísicos não como um jogo de abstrações mas sim como um compromisso no qual ingressa todo seu ser’. Os temas de Borges podem ser encontrados em filosofias de todas as épocas, mas é nas orientais onde se deve procurar uma semelhança de desenvolvimento. Seu pensamento parece ter analogia com a doutrina budista e a lei de causa e efeito (Karma), como bem se nota em seu poema ‘Del Infierno y del Cielo’. As citações e incursões no campo do esotérico são frequentes na obra deste eminente escritor argentino.”
      EDWARD GEORGE EARLE BULWER-LYTTON (1803-1873) Escritor, político e ocultista inglês. “Estudioso dos problemas metafísicos do homem e sua relação com o universo, incursionou no campo do ocultismo, relacionando-se com Eliphas Levi.” Foi rosacruz. “Escritor de grande versatilidade, sua produção é importante e algumas de suas obras abordam temas ocultos.” Novelas ocultistas: “Zanoni” e “A Raça Futura”. “Estas duas obras converteram-se em clássicos da literatura oculta de ficção e a trama da segunda delas, uma utopia, afirma-se, foi sugerida a Bulwer-Lytton por um mestre. Para sua atuação como ocultista ver C. Nelson Stewart, ‘Bulwer Lytton as Occultist’ (1927) com exaustiva bibliografia.”
      JACQUES CAZOTTE (1719-1792) Ocultista, vidente e escritor francês. “Membro da escola de Martines de Pasqualy, foi em geral incluído por diversos autores entre os rosacruzes do século 19. Em 1775 abraçou a doutrina dos ‘Illuminati’. Assegurava possuir dotes proféticos e ficou famosa sua predição feita num banquete anterior à Revolução Francesa, a respeito da decapitação de diversas pessoas, algumas delas presentes, bem como da dele mesmo, fatos que se cumpriram com exatidão. Sobre esse acontecimento, Jean François de La Harpe baseou sua obra ‘Prophetie de Cazotte’. Entre as suas obras encontram-se uma série de contos fantásticos de ambiente oriental intitulados ‘Mille e Une Fadaises. Contes a Dormir Debout’ (1742) e uma novela ocultista ‘O Diabo Amoroso’ (1772), sua obra mais conhecida, pela qual foi acusado de utilizar informação secreta sem a devida autorização.”
      SAMUEL TAYLOR COLERIDGE (1772-1834) Poeta, crítico e filósofo. “Demonstrou desde jovem sua predileção para o misticismo. Planejou uma comunidade utópica nunca realizada.” É autor das obras: “Kubla Khan”, “uma visão do esplendor oriental escrita sob a influência do ópio”; e “Christabel”, “narração inacabada de feitiçaria medieval”. “Introduziu o oculto no verso com uma maestria nunca superada na língua inglesa. Foi um poeta cuja faculdade para reproduzir versos de rica musicalidade, velados pela névoa do sobrenatural, o situa entre as grandes figuras poéticas de todos os tempos.”
      MARIE CORELLI (1864-1924) Escritora inglesa. Autora da novela ocultista “A Romance of Two Worlds”. Escreveu muitas novelas de caráter similar.
      DANTE ALIGHIERI (1265-1321) Poeta italiano. “Numerosos escritores consideram que a sua ‘Divina Comédia’ tem um profundo significado esotérico.” Segundo Gabriele Rossetti “Dante foi membro de uma sociedade secreta de reforma universal e que seus versos têm um significado oculto que escapou à obserbvação de seus comentaristas. Os estudos de Rossetti anteciparam de meio século as opiniões sobre o mesmo tema formuladas pela Sociedade Teosófica e as escolas de misticismo filosófico surgidas no último quartel do século 19. Outros estudiosos consideram que Dante foi um iniciado nos mistérios rosacruzes. Eliphas Levi (‘Histoire de la Magie’, 1869) considera a ‘Divina Comédia’ como uma aplicação gnóstica das teorias cabalísticas aos dogmas cristãos. Outros autores encontram nos símbolos usados nos cantos distintos de seu Paraíso a reprodução dos utilizados pela franco-maçonaria ou que os versos do poema ocultam um ritual da fraternidade à qual Dante teria pertencido.”
      RALPH WALDO EMERSON (1803-1882) Filósofo e poeta estadunidense. “Para Emerson, todo feito da natureza é um reflexo e como um sinal de um feito do espírito. Os fatos naturais são caminhos que conduzem a realidades transcendentais. A forma natural de expressar suas ideias foi o ensaio, que fez captar nos fatos cotidianos a revelação de uma lei absoluta. Seu pensamento, uma espécie de misticismo panteísta, mostra sinais da influência de Swedenborg, Coleridge e Carlyle, e um de seus ensaios sobre a Lei da Compensação tem marcadas reminiscências orientais. Sua filosofia, denominada com o termo de transcendentalismo, exerceu grande influência na formação moderna da consciência americana e muito especialmente em William James.
      FARID (1181-1235) Poeta e místico egípcio. “Sua poesia é inteiramente sufista e foi considerado o maior poeta místico árabe. Diz-se que alguns de seus poemas foram escritos em estado de êxtase.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário