domingo, 27 de dezembro de 2015

Escritores, poetas e filósofos ligados ao Espiritualismo (Parte 5)

      OSCAR WENCESLAU DE LUBICZ MILOSZ (1877-1939) “Escritor, poeta, místico e investigador esotérico. As suas obras contêm um grande simbolismo, uma visão extraterrestre, fruto da faculdade supranormal de intuição de seu autor para perceber tanto o mundo da luz como o das trevas. Estudou profundamente a cabala.”
      OMAR KHAYYAM – Poeta persa. Seu trabalho principal é “Rubayat”, obra poética constituída de 500 epigramas. “O epigrama era uma forma utilizada exclusivamente na literatura persa como veículo para desenvolver tópicos do misticismo sufi e, embora alguns dos epigramas sejam puramente místicos e panteístas, outros refletem o breviário de um livre pensador (era considerado ateu) que protesta contra a intolerância e a excentricidade do sufismo e a maioria deles são um canto de magnífica inspiração sensual e epicurista ao amor, ao prazer e ao vinho, enquadrado no mais elevado otimismo ou no mais profundo pessimismo.”
      JAN POTOCKI (1761-1815) Escritor polonês. “Além de obras históricas, escreveu em francês uma de caráter novelesco, ‘Manuscrit Trouvé a Saragosse’, constituída por uma série de contos divididos em jornadas onde o elemento fantástico, o satanismo e o vampirismo têm um papel dominante, demonstrando o interesse que tinha o autor pelos temas ocultos.”
      RUMI (1207-1273) “O maior poeta sufi da Pérsia. Dedicou-se ao estudo da teosofia mística. Rumi escreveu muitas obras em louvor à ordem derviche Mavlevi por ele criada, mas sua fama vem da coleção de preceitos morais e éticos ‘Mathnawi’, destinada ao uso dos derviches. Esta imensa obra é integrada por seis livros que contêm de 30 a 40 mil versos de ritmo duplo. A ideia deste trabalho foi sugerida ao poeta por seu discípulo favorito, Husamuddin, a quem Rumi ditou de 1258 até sua morte. Este livro é tão venerado que se acredita que seu estudo abra as portas do céu. Logo após sua morte, Rumi começou a ser venerado como santo.”
      GEORGE WILLIAM RUSSELL (1867-1935). “Poeta, místico e pintor. Como poeta deve ser considerado um místico no sentido de que seus versos são dominados por uma profunda concepção espiritual do universo.”
      ERNESTO SÁBATO – Escritor argentino. “Suas novelas ‘El Túnel’ e ‘Sobre Héroes y Tumbas’ lhe deram fama mundial. Proveniente das ciências físico-matemáticas, Sábato tem um forte vínculo com a realidade esotérica que faz lembrar Swedenborg e Strindberg.”
      SIR WALTER SCOTT (1771-1832) “Poeta e novelista. O grande escritor, criador da novela histórica, foi maçom. Seu interesse pelo ocultismo se evidencia na forma como introduziu temas ocultistas com genuíno senso artístico em sua produção literária” (astrologia, profecia, sobrenatural, magia).
      RABINDRANATH TAGORE (1861-1941) Poeta e filósofo indiano. “Sua obra poética, que mereceu o Prêmio Nobel (1913), situa-o entre os grandes líricos de todos os tempos. Sua poesia caracteriza-se por um profundo sentido religioso e uma expressão sensível da natureza. O diversificado trabalho de Tagore, como poeta, ensaísta e pedagogo; o misticismo panteísta de sua doutrina filosófica e sua posição como profeta e intérprete da Índia moderna, fazem dele um dos espíritos mais puros e mais livres do nosso tempo, cuja obra é admirável síntese de beleza e sinceridade. Compôs música para mais de três mil canções e sua obra literária inclui poesia, drama, novela e ensaio.”
      VILLIERS DE L’ISLE-ADAM (1840-1889) Escritor francês. “Admirador de Poe e Wagner e grande seguidor da doutrina de Jacob Boehme. O sobrenatural, os fantasmas e a crueldade refugiaram-se em seus livros. É considerado o iniciador do simbolismo.”

      (Fonte: “Os Mestres do Espírito”, edição especial da revista “Planeta”, Editora Três, São Paulo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário